segunda-feira, 16 de abril de 2007

Entre montanhas e carneiros

de Wellington, Nova Zelândia

Duvido muito que esteja em seus planos uma viagem à Nova Zelândia. Então pense bem e trate de reavaliar seus projetos de férias imediatamente, pois até o turista mais blasé se curva diante da beleza das duas ilhas da Oceania, situadas entre o Mar da Tasmânia e o Oceano Pacífico.


Nesse país descoberto por holandeses e colonizado por britânicos, qualquer montanha é pretexto para saltar amarrado num elástico gigante, o bungee jump. Qualquer corredeira merece um rafting. Entretanto, quem vem apenas em busca de paz, nada com um banho de água cristalina do Pacífico ou um passeio de barco por entre os fiordes do Fiordland National Park.

Para essa turma menos aventureira, há uma Nova Zelândia bucólica e encantadora, de incontáveis pastagens e vinhedos, uma geografia curiosa — resultando numa costa belíssima — com direito a um banho de cultura maori, os indígenas que primeiro migraram para o país, há mais de mil anos.

Planejar uma viagem à Nova Zelândia é simples. Na verdade, fora do alto verão, nem é preciso programar um roteiro com tanta antecedência. Os centros turísticos, eficientes e encontrados até nas menores cidades, tornam mais fácil a busca por um quarto vago em praticamente todos os hotéis e pousadas do país.

Uma boa dica para se conhecer bem o país é alugar um carro e percorrer as principais estradas. Nelas, se vê de tudo. De montanhas permanentemente cobertas de neve a rebanhos de ovelhas pastando à beira do asfalto. Entre uma fazenda e outra, inúmeros vinhedos. Os de Wairarapa estão abertos à visitação com direito a pernoite na própria vinícola.

Na costa norte, as praias de Mount Maunganui merecem uma visita, mesmo que a temperatura não convide a um banho de mar. A região que produz 80% dos kiwis da Nova Zelândia, compreende também algumas das dez melhores praias do país.

Agora, se o seu negócio for explorar culturas ancestrais, você não pode deixar de visitar o Museu Te Papa, em Wellington. Parecido com o Museu de História Natural de Nova York, mistura passado e futuro com interatividade e doses de humor. Passeio perfeito para quem viaja com a garotada.

Na costa oeste, uma longa faixa verde compreende o Fiordland National Park. No meio da floresta, uma única estrada, que leva a Milford
Sound. De lá, saem passeios guiados a pé ou de barco, por entre a floresta ou pela água rodeada de montanhas ainda cobertas por floresta nativa.

Publicado originalmente em 22 de maio de 2003.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nova Zelândia é uma ótima pedida - fui a trabalho, só uma semana, mas pude conferir a beleza natural do país. O problema é a distância...

Rodrigo

D. disse...

NZ faz parte dos meus sonhos de futuras viagens. Suas dicas serão úteis. No meu caso, em breve, a distância não será tanta...
E venha me visitar!
D.

Anônimo disse...

É, eu também tenho vontade de conhecer a Nova Zelândia, assim como a Austrália. As pessoas que visitam os dois lugares voltam encantadas. Quem sabe, quando eu crescer....

Adorei seu blog! O mundo é bão mesmo! E muito lindo, apesar de tudo...

Anônimo disse...

Ô neguinha, só soube hoje desse blog ao receber o link no meu e-mail....acho que me ajudará a repensar as novas férias. Amei. Beijocas

paraíso disse...

mali!!!!!! tudo o que eu leio sobre a NZ me lembra o amor de minha vida made in NZ, ai que dor no coração!!!!!!! ele falava muito e já vi muitas fotos de la! com certeza é um lugar para se conhecer, agora bom mesmo são os neo zelandeses!!!kkkk! parabéns pelo blog! adorei! beijos!!!! cris dias

Ana Kessler disse...

Mally, Aninha Kessler falando. Por onde você anda, mulher? Tá no Brasil? Estou de volta a POA, desta vez para ficar - pelo menos por um tempo. Foram dez anos na estrada. Tempo bem bom. Saudades tuas, escreva se der. Aninha

Curt Nees, pensador e, nas horas vagas, publicitário. disse...

Bão mesmo foi saber que você, minha querida Maria Alice, faz um trabalho tão bão assim. Bão demais! Fui!!!, recomendar este blog tão bão.

Anônimo disse...

show amiga!!!